DESTAQUES DIRETO DO EVENTO — 14 maio 2013

O tema principal do congresso foi a preocupação com a segurança do paciente dentro do hospital e principalmente dentro do centro cirúrgico.

Em Nova Orleans, estado da Lousiana, berço do Jazz, no período de 27/04 – 01/05/13 ocorreu o 81° Congresso Anual da AANS, tradicional congresso de neurocirurgia dos Estados Unidos.

O tema principal do congresso foi a preocupação com a segurança do paciente dentro do hospital e principalmente dentro do centro cirúrgico. Nas apresentações do Dr. Donald Berwick (ex-chefe do Medicare e Medicaid) e do Dr. Mitchel Berger (Presidente do congresso e Chefe do Serviço de Neurocirurgia da Universidade da Califórnia, São Francisco – UCSF), dados impressionantes foram apresentados apontando a elevada freqüência de falhas que resultam em danos aos pacientes (fotos 1-6). Foram apresentadas algumas soluções para os problemas encontrados, mas é algo que necessita da união de todos os setores (público e privado) para o seu combate e erradicação.

O Prof. Johannes Schramm, da Universidade de Bonn e ex-presidente da Sociedade Européia de Neurocirurgia apresentou a evolução da cirurgia em Epilepsia, com casuística pessoal de mais de 2.500 casos operados no período de 1989 – 2011. Ao final, mostrou-se surpreso com o fato de que apesar do advento de técnicas mais modernas e precisas de diagnóstico e monitorização intra-operatória, o número de cirurgias em epilepsia tem diminuído no mundo todo, conclamando os neurocirurgiões a indicarem e realizarem mais cirurgias neste campo.

Outra importante apresentação foi feita pelo Dr. Michael Lawton, da Universidade da Califórnia, São Francisco. Intitulada “Manifesto Vascular”, mostrou as diferenças na formação de um neurocirurgião e de um cirurgião endovascular e a  preocupante redução do número de residentes interessados em realizar microcirurgias cerebrovasculares (fotos 9, 10 e 11).

Houve espaço para a apresentação de novas tecnologias, como o treinamento virtual de residentes e a futura (previsto para lançamento ao mercado em 2014) utilização de robótica em neurocirurgia por parte de uma empresa canadense.

Ao final foi apresentado o home presidente da AANS, Dr. William Couldwell, da Universidade de Utah, em Salt Lake City. O próximo congresso da AANS será em São Francisco, na Califórnia.

[nggallery id=12]

 

Deixe sua nota para essa postagem:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars 2 voto(s), média: 4,50
Loading...

Share

About Author

(0) Readers Comments

Comments are closed.