004.JPG

XIII NEURÃO – 2021

O XIII NEURÃO foi um sucesso! Durante os quatro dias do congresso, contamos com a participação de 41 renomados palestrantes nacionais e estrangeiros e um número quase oito vezes maior de congressistas, em um encontro repleto de conhecimentos, discussões, reencontros e oportunidades para todos.

Chamou a atenção a grande presença de jovens neurocirurgiões, ávidos por renovar e adquirir novas informações, de maneira presencial. Os palestrantes foram unânimes ao descrever a sua satisfação em poder se apresentar na frente de uma platéia real e não mais apenas virtual.

 

O destaque do primeiro dia foram as apresentações de anatomia microcirúrgica craniana e encefálica, seguindo a escola do Prof. Rhoton. As apresentações das dissecções anatômicas facilitaram a compreensão do temas discutidos nas demais apresentações do congresso, como as patologias da base do crânio, apresentadas nos módulos seguintes.

Screenshot_23.png
18 de Novembro
Confira as fotos do primeiro dia

No segundo dia, as doenças cérebro-vasculares e da coluna vertebral estiveram no centro das atenções. O dia acadêmico foi encerrado com uma emocionante homenagem ao saudoso Dr. Evandro de Oliveira, maior divulgador das técnicas microcirúrgicas, aliadas ao profundo conhecimento da microneuroanatomia.

Neste mesmo dia, na Assembléia Geral da SONESP, foram apresentados os resultados da brilhante gestão do presidente Dr. José Carlos da Veiga e seu vice, Dr. Jean de Oliveira: Caravanas, Reuniões anátomo-clínicas dos Serviços de Neurocirurgia do Estado de São Paulo e o Congresso do Neurinho, realizado de modo virtual em 2020 e que reuniu uma platéia de mais de 2.000 espectadores em todo o planeta. Em seguida, houve uma eleição por aclamação da chapa composta pelo presidente eleito Dr. Koji Tanaka e seu vice, Dr. Paulo Honda, com a promessa de continuidade dos projetos realizados e acréscimo de novos, que serão discutidos com a Diretoria no decorrer da gestão.

063.JPG
19 de Novembro
Confira as fotos do segundo dia

No terceiro dia, os tumores do SNC, voltaram a ser discutidos, com especial destaque para os gliomas de baixo grau. No final do dia, houve uma palestra muito provocativa do Dr. Hugues Duffau, sobre neuroplasticidade e o ensino tradicional da anatomia e fisiologia do SNC, especialmente da área de Broca. Teremos no futuro uma “área de Duffau”?

220.JPG
20 de Novembro
Confira as fotos do terceiro dia

O quarto e último dia foi dedicado à apresentação e premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados durante o XIII NEURÃO. Foi escolhido como melhor tema-livre, o trabalho apresentado pelo Dr. Paulo Adolfo W. Wander e colegas, intitulado “Modelo de tumor cerebral em placenta para treinamento de ressecção microcirúrgica, guiada por fluoresceína e ultrassonografia”. O melhor trabalho apresentado pelas Ligas de Neurocirurgia foi apresentado pelo acadêmico Bruno Macedo Pinto e colegas, intitulado “O funcionamento da óxido nítrico sintase na aquisição de quimiorresistência à temozolomida”. Os dois trabalhos premiados foram desenvolvidos na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. No encerramento, houve a última palestra sobre outro tema original e provocativo, sobre cisternotomias em TCE, apresentada pelo Dr. Lype Cherian.

A SONESP agradece publicamente a todos que contribuíram para o sucesso desse grande evento, especialmente à sua Comissão Organizadora, capitaneada pelo Dr. Aziz Rassi Neto, à Comissão científica, liderada pelo Dr. Benedicto Oscar Colli, aos Coordenadores dos módulos temáticos e aos nossos patrocinadores, que deram o suporte financeiro necessário para a realização de nosso Congresso. Nossos agradecimentos também para a Numen Eventos, na pessoa da sra. Thais Mariani, por sua contribuição na organização local. Finalmente, fica aqui o nosso muito obrigado pela participação de neurocirurgiões de todo o Brasil. Foram meses de planejamento para oferecer a vocês um evento de qualidade, sem descuidar da segurança.

Até o nosso próximo Congresso!

171.JPG
177.JPG
21 de Novembro
Confira as fotos do último dia